Inclusão e importância das mulheres nas áreas da tecnologia

Publicado em 8 de agosto de 2023

Professora de ciência da computação do IESB retrata o papel da mulher nas áreas da tecnologia

Com as transformações tecnológicas, as áreas das inovações vêm se desenvolvendo muito nos últimos anos, em razão da necessidade de conhecimentos específicos em diversas áreas de pesquisa e inteligência digital. 

Apesar disso, as mulheres têm sido sub-representadas nas áreas de ciência e tecnologia. Houve avanços significativos na promoção da igualdade de gênero nessa área, mas ainda assim existe disparidade de gênero no campo.

“A representatividade das mulheres na tecnologia é um tema em evolução”, declara a professora de Ciência da Computação, Letícia Zoby, mestre em engenharia elétrica e doutora em engenharia de sistemas eletrônicos e automação. 

Confira a entrevista completa que fizemos com a docente para entender melhor a atuação e importância de mais mulheres no âmbito da tecnologia. 

1- Como você vê a importância da inclusão de mais mulheres no campo da tecnologia?

A inclusão de mais mulheres no campo da tecnologia é importante por diversas razões, como a diversidade de perspectivas, a representatividade, inspiração e também o combate aos estereótipos de gênero, ajudando a criar uma sociedade mais igualitária, onde as escolhas e habilidades individuais são valorizadas independentemente do gênero.

2- Quais são as principais mudanças que você observou ao longo dos anos em relação à participação das mulheres na tecnologia?

Acredito que houve um aumento na conscientização e na discussão sobre a importância da participação das mulheres na tecnologia. Também houve um crescimento de iniciativas e programas voltados a essa inclusão. Há um incentivo à educação em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para as mulheres desde as etapas iniciais da educação. Embora essas mudanças sejam positivas, ainda existem desafios persistentes. É necessário um esforço contínuo para superar barreiras, combater estereótipos de gênero e criar um ambiente inclusivo que valorize a diversidade de talentos e perspectivas na área da tecnologia.

3- Quais dicas você daria para mulheres que desejam seguir carreira na área da tecnologia?

Acredite em si mesma. Você pode ser e fazer tudo que quiser.  Busque conhecimento e envolva-se em comunidades e redes. Busque modelos femininos de sucesso como referência e inspiração.

4- Quais são as características e habilidades que você acredita que as mulheres podem trazer para a área de tecnologia?

As mulheres muitas vezes têm uma abordagem criativa para a resolução de problemas, trazendo perspectivas diferentes e gerando soluções inovadoras. Também a habilidade de comunicação, empatia e perseverança.

5- Como você incentiva suas alunas a superarem estereótipos e se destacarem na área de tecnologia?

Sempre conto a minha história. Como comecei a pesquisar, o que me levou a continuar a estudar (a fazer mestrado e doutorado), as experiências de participação nos congressos, a necessidade de sempre estar atualizada, as dificuldades enfrentadas no caminho e as vitórias. E também tento criar um ambiente agradável e deixar claro que estamos juntas.

Por Larissa Barros

Mais notícias