Publicado em 19 de junho de 2020
Parece um roteiro daqueles filmes de ficção científica, em um futuro distópico, em que as pessoas não têm mais contato físico umas com as outras. Uma premissa que já foi abordada em alguns longas de sucesso em Hollywood. Mas a vida real copiou, em partes, essa ideia: a pandemia por Covid-19 trouxe o isolamento para tentar frear a disseminação da doença. No Brasil, esta recomendação foi adotada desde março e uma das áreas que mais sentiu esse impacto foi a Educação. No IESB, calendários foram adaptados, assim como as formas de ensino e de trabalho.
O curso de Cinema e Mídias Digitais, por exemplo, correu atrás e, mesmo com a limitação de recursos, lançará, na próxima sexta-feira (19/6), dois médias metragens produzidos pelos alunos da disciplina Projeto Integrador – Direção, inspirados nesse roteiro apocalíptico imposto pelo novo coronavírus, em 2020.
“Em homenagem aos filmes coletivos e ao movimento dinamarquês Dogma95, que estabelecia regras rígidas com o objetivo de estimular a criatividade com recursos mínimos, o projeto recebeu o nome de Dogma do isolamento e previa algumas regras que pudessem instigar a imaginação, mas, também, garantir a saúde de todos”, conta o professor Érico Monnerat, que ministrou a disciplina. O projeto teve ainda o apoio dos professores Mike Peixoto, Josianne Diniz, Daniel Mira, que deram suporte aos alunos, e do coordenador do curso, professor Paulo Moraes, principal incentivador da iniciativa.
Os dois filmes misturam diversos curtas-metragens produzidos pelos alunos com os recursos que tinham em mãos: captação por meio de celular, locações normalmente adaptadas em suas próprias casas, e com duração de até dois minutos. “Cada cena apresentava uma visão pessoal dos diretores sobre o isolamento em todo esse contexto”, explica o professor.
Desenhadas como um projeto coletivo durante as aulas remotas, as cenas foram construídas individualmente e apresentadas para todos. Cada aluno fez roteiro, gravação e edição de suas histórias.
Ao longo de 8 semanas, o projeto foi se construindo utilizando os recursos remotos. A cada encontro, uma etapa: os roteiros, depois o material gravado até a edição final e a definição da ordem em que as cenas seriam colocadas na montagem final. Tudo visto e aprovado pelas turmas.
O resultado são dois filmes que vão além da disciplina e esperam ser um registro, uma cápsula do nosso tempo.
Sinopse: Somos convidados a entrar pela janela de 16 personagens e conhecer na intimidade histórias que trazem esperança e dor no isolamento da pandemia. Entre a ficção e o documentário vemos um casal que tenta se reconciliar enquanto canta, uma avó que mata a saudade pelo whatsapp, uma jovem que completa 18 anos no meio da quarentena, jovens que lidam com o tédio e a solidão mergulhando no mundo da tecnologia, tentam fazer uma maquiagem para um concurso ou tem vontade de andar de bike. Filme coletivo dos alunos do segundo semestre matutino do curso de cinema do IESB.
Duração: 50 minutos
Sinopse: Como você lida com a solidão? Vontade de dançar madrugada a dentro, esperar por um amor que não chega, tentar ficar bonito ou rir pra si mesmo, uma mulher trans surda presa pelos pais ou a violência das noticias na TV, e como isso se reflete dentro de cada pessoa. Os alunos do segundo semestre noturno do curso de cinema do IESB lançaram um olhar sensível e apresentam 14 histórias de personagens vivendo a situação limite do isolamento.
Duração: 50 minutos
Os filmes estrearam no último dia 19/06, em evento na plataforma Youtube. Mas você pode conferir ambas as produções aqui:
Por Felipe Caian Dourado