Publicado em 12 de novembro de 2018
A prática de artes marciais, como o Judô, traz grandes benefícios para crianças. Ela ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras, no autoconhecimento, autocontrole e motivação. Atividades em grupo, no geral, contribuem para fortalecer vínculos sociais e diminuir o estresse. Para crianças que apresentam problemas no comportamento – como agressividade ou hiperatividade – o Judô pode ser especialmente benéfico.
Essa é uma das linhas de ação do Projeto de Fortalecimento de Vínculos Familiares do Centro Universitário IESB. Crianças da comunidade de Ceilândia que demonstram agressividade podem participar de duas aulas semanais de Judô, com 50 minutos de duração. Ao mesmo tempo, familiares discutem, em grupo, temas que estão relacionados ao comportamento dos pequenos, como violência doméstica, autoestima e preconceito. A ideia é ajudar as crianças a controlar o seu temperamento e fortalecer o vínculo entre elas e seus parentes.
O projeto faz parte do IESB em Ação, programa de responsabilidade social que incentiva a participação da Instituição no desenvolvimento da sociedade. A cada semestre, o IESB realiza o Acolhimento Integrado, no qual abre suas portas para os moradores de Ceilândia. Os participantes podem receber vários tipos de atendimento, como assessoria jurídica e nutricional e são encaminhados para os projetos sociais da instituição. No segundo semestre de 2018, o Acolhimento aconteceu em setembro. Foram 310 atendimentos imediatos e 280 encaminhamentos para os projetos do IESB, que já estão em andamento. Veja os números abaixo.
“O fortalecimento de vínculos surgiu de uma demanda que tivemos no Acolhimento do ano passado. Tivemos familiares que buscavam soluções para casos de crianças que mostravam agressividade ou outras questões de comportamento”, disse Erci Ribeiro, coordenadora do projeto e professora do curso de Serviço Social do IESB. “A equipe de Psicologia percebeu que essa demanda poderia ser resolvida com um trabalho em grupo”, continua.
Enquanto as aulas de Judô acontecem, os familiares das crianças se reúnem em uma outra sala para debater temas escolhidos por eles. Nesse semestre, os temas incluíram questões recentes como a presidência, política partidária e fake news. Segundo Erci, todos os temas tratados possuem influência no comportamento das crianças e na dinâmica familiar.
A equipe de atendimento – que organiza os encontros – é formada por estudantes de vários cursos do IESB, como Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. O público do projeto engloba pais, mães, tios e responsáveis por cada criança. No total, 35 pessoas (entre crianças e familiares) foram encaminhadas aos encontros após o Acolhimento Integrado de Setembro.
“Nós temos uma taxa muito baixa de evasão porque nossa equipe faz uma busca ativa, tenta entender os motivos de um afastamento”, disse Erci. “O primeiro encontro é o mais importante porque a gente constrói coletivamente as regras. O trabalho é interdisciplinar, e os alunos que participam da equipe também têm a chance de desenvolver suas habilidades e interagir com outras áreas”, conclui a professora.
Informação – Acolhimento Integrado 2º/2018
Atendimentos imediatos: 310
Encaminhamentos para os projetos do IESB: 280
Clínica Escola de Nutrição – 30
Clínica Escola de Psicologia – 46
Núcleo de Práticas Jurídicas – 14
Enfermagem – 31
Nutrição – 51
Pedagogia – 24
Projeto de Inclusão digital – 29
Projeto Fortalecimento de Vínculos Judô – 35
Núcleo de Atendimento à Comunidade – 20
Por Re9 Comunicação