Lives da Graduação e do Mestrado em Direito movimentam início de março no IESB

Publicado em 22 de março de 2021

Apresentações abordaram diferentes vertentes da área do Direito envolvendo professores e pesquisadores do IESB

Para criar um intercâmbio de conhecimento entre os alunos da Graduação em Direito e os pesquisadores do Mestrado Profissional em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios (MPDS) e aos interessados pelas diversas áreas da advocacia, o IESB ofereceu, ao longo das primeiras semanas de março, um conjunto de seis lives. As apresentações variaram entre debates e bate-papos com os professores e pesquisadores do IESB, através da plataforma Google Meet.

Logo no dia 1º, pela manhã, o professor e ministro do Tribunal Superior do Trabalho Douglas Alencar, em companhia de André Ramos, professor e presidente da Comissão de Ética da República do Brasil iniciaram o ciclo de conversas com a live “Jurisdição Constitucional e Democracia”. Já no período da tarde, o assunto foi sobre “Os novos rumos da advocacia”, apresentado pelo professor do IESB e presidente da OAB-DF Délio Lins.

Na quinta-feira (04), foi a vez da nova lei de licitações e contratos administrativos se tornar assunto num debate mediado pelo procurador do Distrito Federal e professor do IESB Daniel Luchine, na companhia de Rui Magalhães, procurador federal e mestre em Direito Administrativo e Financeiro pela nossa Instituição.

No dia seguinte (05), o professor Igor Marcelo iniciou a série de três lives sobre o tema “Direito empresarial para o exame da OAB”. Em um bate-papo descontraído, o professor apresentou dicas e temas relacionados ao tema e ao exame de ordem, indispensável para quem quer seguir carreira na Advocacia.

Sem parar por aí, no dia 11 os professores do Mestrado em Direitos Sociais tomaram conta ciclo de diálogos jurídicos do IESB. Com a mediação da coordenadora Any Ávila e participação de Lauro Guimarães, analista Judiciário do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e de Newton Cezar Valcarenghi Teixeira, promotor de Justiça do Minstério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a conversa abordou temas relacionados ao Direito, Poder e Violência e Punição sob a ótica do teórico social Michel Foucault.

Por fim, a live do dia seguinte (12) contou com o lançamento do primeiro livro produzido pelo mestrando Alexandre Bastos. A obra “O desenvolvimento (in)sustentável do fitness low-cost” é fruto de sua dissertação de mestrado e pesquisa sobre direitos sociais. Em suma, o livro identifica o crescente investimento do empreendedorismo mundial vinculado ao setor fitness, e traz uma análise da importância do educador físico diante tal crescimento.

No mesmo dia, o professor Igor Marcelo deu continuidade às dicas e temas relacionados à Ordem dos Advogados do Brasil, apresentando a segunda live sobre “Direito Empresarial para o exame da OAB”.

E ainda tem muito mais por vir. Fique ligado e não perca as novidades através das nossas redes sociais.

Por Ana Cristina Morbach

Mais notícias