Mestrado em Gestão Estratégica do IESB promove palestra sobre gestão do conhecimento

Publicado em 20 de maio de 2022

A aula foi ministrada pelo egresso do curso, que apresentou sua pesquisa de dissertação

Qual a importância da gestão do conhecimento para as empresas? Este foi o tema da palestra promovida pelo curso de mestrado em Gestão Estratégica de Organização do Centro Universitário IESB. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (19/5), com a participação de Pedro César dos Santos, administrador-geral do Instituto Brasiliense de Nefrologia e egresso do mestrado do IESB.

Durante a palestra, Pedro apresentou a sua dissertação elaborada durante o curso e orientada pelo professor do IESB, o Dr. Paulo César Rodrigues Borges, na qual analisou, como estudo de caso, uma instituição de ensino do DF sob a perspectiva da gestão do conhecimento para o avanço das organizações. “A gestão do conhecimento é a base por ideias inovadoras e soluções mais criativas dentro das organizações. Isso porque, na sociedade atual, o conhecimento é o principal fator de produção. É ele, inclusive, que direciona os demais fatores de produção utilizados na empresa, inclusive a tecnologia. Além disso, o conhecimento é o primeiro elo de uma cadeia que vai desaguar na vantagem competitiva das organizações. Empresas que não inovam não são competitivas, e nessa base está a gestão do conhecimento”, explicou Pedro.

Pedro César dos Santos e seu orientador, prof. Dr. Paulo César Rodrigues Borges

Segundo ele, em geral, todo esse processo é feito por meio do tripé: pessoas, processos e tecnologias. “O conhecimento de pessoas está relacionado à valorização do capital humano na instituição. Ou seja, o processo de formação e capacitação de colaboradores gera um novo conhecimento para a organização, assim como também os fornecedores, os estudos técnicos, as assessorias, as produções acadêmicas e os próprios clientes. Uma pesquisa sobre o público-alvo, por exemplo, é capaz de oferecer conhecimento sobre o comportamento do cliente e tendências de futuro. Conhecimentos e ferramentas valiosas para a gestão de empresas”, disse o egresso.

Entre os benefícios da gestão de conhecimento está o monitoramento do mercado. “Isso porque a inteligência competitiva está relacionada com a identificação de riscos e ameaças da organização, saber construir novos cenários e oportunidades. Para isso, a empresa precisa estimular o conhecimento e a aprendizagem de forma coletiva para gerar a mudança dirigida. Ela deve ser fluida, natural e ocorrer organizacionalmente. Isto é, a empresa não deve mudar apenas hoje, mas sempre. A inovação deve estar inserida na cultura organizacional da empresa”, completou Pedro.

De acordo com o professor Paulo César, além de discutir a importância do tema para a gestão de empresas, trazer um egresso convidado mostra a excelência das pesquisas realizadas no curso. “Oportunidade ainda para que os alunos conheçam o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado na prática e as pesquisas científicas produzidas dentro do IESB”, reforçou o docente.

O tema chamou atenção da aluna Janaína Ferreira de Sousa. “Encontros como este são importantes para o enriquecimento profissional. Com certeza, vai me ajudar, tanto na rotina do meu trabalho, como no desenvolvimento da minha dissertação de mestrado”, avaliou a estudante.

Mais notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Ao acessar nossas páginas, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.