Publicado em 23 de outubro de 2020
Maria Júlia Sá Fortes Rodrigues, 28 anos, aluna do curso de Administração, estava em seu antigo estágio quando recebeu uma ligação para uma entrevista na fábrica de caminhões da Mercedes. Foram três fases a contratação por uma das maiores empresas do mundo do segmento de caminhões.
“Eu nunca imaginei trabalhar com caminhões. Os caminhões movem nosso país e é muito legal ver isso de perto. Também é muito legal saber como funciona todo esquema de pré-fabricação deles”, conta a estudante. Maria Júlia estagia na regional de vendas de Brasília, onde trabalha em conjunto com a fábrica, que fica em São Paulo. A jovem está envolvida em processos que vão desde análise de documentos até a programação de venda de caminhões. Atualmente, todo o trabalho está sendo feito em home-office.
Maria diz que era um pesadelo pensar em sair da faculdade sem nenhuma experiência com o mercado de trabalho, então sempre se dedicou muito para que tivesse experiências e contato com várias áreas do curso de Administração. Hoje, já no final da formação, afirma: “Estagiar é absolutamente tudo! Já passei por vários lugares, conheci várias pessoas, fiz meu networking e aprendi muito”. A jovem já pensa em reunir tudo o que aprendeu ao longo do curso e de suas experiências profissionais para apostar no negócio próprio.
Para os futuros estagiários, deixa um recado: “Estagiar é extremamente necessário para a experiência acadêmica e profissional. Aprendemos muito mais do que aquilo que a gente vê dentro de sala de aula, trabalhamos instintos, senso de responsabilidade, criamos e melhoramos expertises e, principalmente, temos a chance de conhecer o que nós gostamos ou não gostamos de fazer”.
Por Isadora Mota