Publicado em 5 de agosto de 2021
Para atender a demanda na profissão, IESB lança curso de graduação na Asa Sul e fortalece especializações. Saiba por que é o momento certo de investir na carreira
O Dia Nacional da Saúde, comemorado nesta quinta-feira, 5/8, reforça uma das áreas mais impactadas pela pandemia, na qual o cuidado com o próximo nunca foi tão necessário, evidenciando a alta demanda no setor. Neste cenário, o trabalho na linha de frente para os profissionais da saúde ganhou peso, entre eles a do enfermeiro. Para ter uma ideia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu o ano de 2020 como o Ano da Enfermagem, consolidando a importância da categoria.
“O Distrito Federal possui 16 mil enfermeiros e cerca de 55 mil técnicos de enfermagem. Além dos hospitais de campanha em meio a pandemia, a perspectiva no mercado de trabalho para o setor no DF será impactada ainda pela resolução do Conselho Federal de Enfermagem, que autorizou os enfermeiros a abrirem consultórios. Há ainda novos concursos para a área, como o da Secretaria de Saúde do DF, previsto para ser realizado até o ano que vem” afirma Dayse Amarílio Diniz, presidente do Sindicato dos Enfermeiros (DF).
Antes mesmo da pandemia, o Distrito Federal já era a terceira unidade da federação com a maior quantidade de leitos hospitalares, transformando a cidade em um importante mercado de trabalho. Em 2020, levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também apontou o DF como a unidade da federação do país com maior número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), respiradores, médicos e enfermeiros a cada 100 mil habitantes. “Este cenário impacta diretamente no mercado de trabalho. Nossa capital federal possui redes com vários hospitais e uma grande estruturação de serviços públicos, que têm sido um dos maiores empregadores desta mão de obra. Para quem tem interesse e se identifica com a profissão, este é o momento ideal para iniciar a formação que oferece novas oportunidades”, destaca o professor Alexandre Freire, coordenador do curso de Enfermagem do Centro Universitário IESB.
Impacta também na preparação para os novos profissionais. Tanto que o IESB acaba de expandir a oferta de ensino na área. Há mais de 10 anos disponível no campus da instituição em Ceilândia, o curso presencial de Enfermagem também será ofertado no campus da Asa Sul, a partir do 2º semestre de 2021, com duração de cinco anos. “A expectativa é aplicar a mesma proposta de matriz curricular inovadora que temos na Ceilândia no campus sul, com laboratórios novos e modernos, e contato do aluno com a prática desde o começo do curso. Os nossos laboratórios, tanto de disciplinas básicas, como anatomia, microscopia e química, são todos estruturados, incluindo o novo de enfermagem, que foi reformado recentemente. Destaque ainda para o nosso corpo docente, constituído por professores mestre e doutores. Todos são profissionais que atuam no dia a dia na área da saúde e enfermagem”, explica o professor Alexandre.
E para quem já está na profissão, a dica para avançar ainda mais na carreira é buscar uma especialização. É o que tem feito Lívia de Lima Souto, 22 anos. Recém-formada no IESB, ela já escolheu uma pós-graduação. “Estudar enfermagem no IESB foi primordial para o meu desempenho profissional. Tive ótimos professores, coordenador e os estágios foram de excelência para o meu aprendizado. Hoje, estou matriculada na pós do IESB em terapia intensiva, pois algumas empresas exigem especialização. Fora o empenho em estudar para adquirir mais conhecimentos e conseguir uma vaga no serviço de saúde público”, afirma Lívia.
Live debate o mercado de trabalho na área
A empregabilidade e o futuro do mercado profissional dos enfermeiros será destaque em live promovida pelo curso de pós-graduação de Enfermagem em Urgência e Emergência do IESB. O encontro será realizado nesta quinta-feira (5/8), às 19h. O debate será mediado pelo enfermeiro e professor do IESB, Alberto Lopes, e terá como convidado o enfermeiro Dr. Fernando Carlos, especialista nas áreas de oncologia, nefrologia, paciente crítico e gerente do hospital Sírio Libanês, em Brasília.
Serviço
Live Enfermagem e Empregabilidade em Tempos de Covid
Data: 5/8 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Youtube do IESB
Pós-graduação em Enfermagem e Empregabilidade em Tempos de Covid.