Publicado em 6 de dezembro de 2024
Em novembro, o IESB celebrou o Dia do Biomédico com um evento para os estudantes e profissionais da área. A celebração, realizada na Sala de Cinema do Campus Sul, foi marcada por uma manhã de palestras e uma tarde de minicurso prático.
A programação teve início na sexta-feira, 22 de novembro, com uma manhã dedicada a palestras. Entre 8h e 12h, professores com vasta experiência acadêmica e profissional no campo da Biomedicina compartilharam seus conhecimentos e experiências com os alunos. A Dra. Débora Brazil foi uma das palestrantes, abordando o tema “A Nova Era do Microagulhamento”. Além de sua participação na manhã de palestras, a Dra. Débora também conduziu um minicurso prático sobre microagulhamento à tarde, às 14h.
Outros palestrantes do evento destacaram a diversidade de áreas dentro da Biomedicina. A Dra. Fabiana Brandão, professora da UNB, apresentou a palestra “Pós-bióticos de Lactobacillus”, enquanto a Dra. Ligia Canongia, professora do IESB, abordou “Patologia Molecular e o Câncer de Tireoide”. Por fim, o Professor Dr. Fernando Pucci, da UCB, falou sobre o “Diagnóstico das Doenças Reumáticas”. Todos os palestrantes apresentaram seus temas de maneira didática, estimulando a interação com os estudantes por meio de perguntas e comentários.
O evento contou também com a presença de figuras importantes da instituição, como a Pró-Reitora, Profª Dra. Roberta Gontijo, que fez a abertura do evento, e a coordenadora do curso de Biomedicina do IESB, Profª Dra Aline Versely. Ambas destacaram a relevância do evento para a formação acadêmica dos alunos e para a valorização da profissão biomédica.
A professora Aline Versely, juntamente com as alunas premiadas em Iniciação Científica, Luiza Gonçalves e Ana Rosa Gonçalves, as convidaram para apresentar seu projeto de pesquisa sobre o impacto dos energéticos na saúde reprodutiva dos homens e das mulheres. O tema é relevante e atual, o que gerou bastante interesse e questionamento entre os estudantes presentes. As alunas compartilharam suas experiências de pesquisa e incentivaram os colegas a se inscreverem nos editais de iniciação científica.
Além disso, a professora Ligia Canongia convidou as estudantes Giovana e Daniela para apresentarem um modelo didático, feito por elas, sobre as células CAR-T, uma tecnologia inovadora no tratamento de câncer.
O IESB reafirma seu compromisso com a educação realizando eventos como esse, e parabeniza a todos que encontraram na Biomedicina a sua vocação.