Parceria  Instituto Politécnico de Leiria e  IESB traz professora de Marketing Relacional ao Brasil

Publicado em 30 de outubro de 2015

Saiba mais

A professora Alzira Marques, do Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal, visitou o IESB entre os dias 5 e 11 de outubro. Durante a visita foram elaborados planos para a parceria em Pós-Graduação e Graduação na área de Comunicação, Jornalismo e Marketing.

O IPL é uma das instituições mais bem avaliadas de Portugal. Como o IESB, acreditam que a prática e a teoria devem caminhar juntas. “Considero que não há uma boa prática sem que haja uma boa base teórica e, portanto, acho que se complementam”, afirma Alzira Marques.

Para a professora, as parcerias internacionais entre instituições de ensino possibilitam experiências de intercâmbio que não só valorizam o currículo como abrem portas para culturas diferentes. E no caso de Portugal, a possibilidade de estar numa cidade bem localizada na Europa vai também enriquecer a vida do aluno do ponto de vista pessoal. A professora destaca ainda que Leiria é uma das regiões que mais cresce em Portugal. “A questão da mobilidade não deve ser vista apenas como um ponto de vista acadêmico mas  a questão cultural também é muito relevante”, reforça a professora.

Apesar dos dois países terem em comum a língua, o tempo e a história fez com que Portugal e Brasil fossem desenvolvendo identidades culturais muito distintas. Para a professora Alzira, há muitas ideias pré-concebidas que não correspondem à realidade. A participação do aluno num programa de intercâmbio como esse permite que ele conheça o outro lado de Portugal e dos portugueses.

A professora também ressaltou que as diferenças nas formas de se fazer marketing nos dois países contribuem para o aprendizado do estudante que participa do programa. Em Portugal, a estratégia é basicamente focada em vendas enquanto no Brasil, o conceito é um pouco diferente. O aluno volta com outro referencial e novas perspectivas na área.

Sobre a professora Alzira Marques

Professora coordenadora na área de Marketing na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, Doutora em Organização e Gestão de Empresas na especialidade em Estratégia e Comportamento Organizacional, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Leciona nas áreas do Marketing Estratégico, Relacional e de Convergência e na área da Estratégia e do Planeamento. Membro efetivo do Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade (GIGS) onde tem desenvolvido investigação na área do Marketing Relacional e tem um livro publicado sobre o tema. Perita de avaliação de ciclos de estudo nomeada pela A3ES, desde 2013.

Mais notícias