Publicado em 2 de junho de 2020
Você sabe o que é um portfólio? Ao contrário do currículo tradicional, onde são descritas as qualificações de um profissional, o portfólio é uma coleção visual de todos os trabalhos já realizados nas mais diferentes áreas de atuação, principalmente, aquelas voltadas para a economia criativa. O portfólio é algo relativamente simples, no entanto, está diretamente relacionado com as possibilidades de conseguir ou não a vaga desejada no mercado de trabalho.
Se engana quem pensa que o portfólio é apenas para quem já é graduado e atuante na área. A alternativa também é válida e recomendada para estudantes dos cursos de graduação. Se elencados corretamente, trabalhos produzidos no decorrer do curso abrem margem para sair na frente na hora da seleção de uma vaga de estágio.
Possibilidades visuais
Ao lidar com ideias, projetos e criatividade, a professora Larissa de Aguiar Cayres, coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores do Centro Universitário Iesb, conta que o portfólio é muito importante para representar o profissional, por permitir a visualização do que ele já executou. Melhor do que descrever é poder mostrar visualmente a capacidade e desenvolvimento de quem pleiteia espaço de atuação profissional.
Na hora de montar, é preciso planejar, desenvolver, pensar numa diagramação, observar o equilíbrio, geometria e escolher os estilos, afirma a professora. Desde linhas mais clean (preto e branco) à algo mais colorido, o ideal é definir um objetivo e se representar a partir dele no portfólio. Afinal, a alternativa “demonstra a personalidade da pessoa e tem uma relação para qual linha de trabalho ela procura. Se é pra uma linha de eventos, mais dinâmico, é interessante cores mais estimulantes”, afirma a Larissa Cayres.
Exaltando o que é potencial com equilíbrio estético, outro ponto importante ressaltado pela professora são os estímulos visuais: é sempre importante observar a identidade pessoal e qual o público. Para a estudante do curso de jornalismo do Iesb, Isadora Mota, a ideia do portfólio é interessante por ser mais atrativa para futuros empregadores, além da possibilidade de visualizar a evolução dos trabalhos realizados.
“Quanto mais coisas atrativas trouxer para esse momento mais você vai se diferenciar dos outros e, assim, mais chances você terá. Sem falar que o design do portfólio pode até te representar uma característica sua”, conta a estudante.
Para Marco Lobo, professor do curso de Design Gráfico da instituição, a possibilidade de usar o visual para se apresentar no mercado de trabalho é um grande potencial. Pensando em toda uma estruturação de um currículo dinâmico, diferenciado, que mostre a identidade visual e postura dos estudantes, o grande objetivo é “fortalecer as capacidades e talentos dos alunos, entendendo a importância disso para o mercado”.
Confira o texto colaborativo do professor da Pós-graduação em MBA em Marketing Digital, Leandro Santana, e da irmã, Carolina Santana, egressa do curso de Publicidade e Propaganda, e agora, aluna na Pós-graduação em MBA em Marketing Digital:
“O portfólio é a primeira impressão que o profissional, ou a empresa, vai passar ao mercado (clientes, empregadores, parceiros etc.). Com ele o cliente/empregador vai descobrir se você é o profissional certo para o serviço. É a vitrine virtual do seu trabalho. Antigamente e, em muitas profissões, ainda hoje, o currículo era a primeira impressão, a forma de o profissional contar sua história. Porém, com as novas tecnologias, especialmente nas áreas de marketing e software, existem formas muito mais consistentes de apresentar o trabalho e a pessoa por trás do trabalho: o portfólio é o novo currículo, mais rico, visual e interativo.
Nesse sentido, se o aluno deseja se inserir no mercado de trabalho, o portfólio é o primeiro passo. Isto é, o portfólio é importante para conseguir um estágio, um job como freelancer ou para conquistar possíveis contratos. Muitas vagas pedem portfólio obrigatório e, as que não pedem, se o profissional enviar, é um plus em potencial.
O portfólio mostra concretamente o que o profissional sabe fazer. Permite que o interessado saiba se o profissional tem domínio das ferramentas que declara conhecer. Nele devem conter os seus melhores trabalhos. De forma clara e objetiva. Dependendo do ramo, é interessante colocar o processo que foi feito para chegar ao resultado final.
Exemplos: em um portfólio de design, é legal mostrar os caminhos que foram percorridos para chegar em determinada marca/conceito criativo. De fotografia, mostrar a foto crua e depois de editada. De mídias sociais, como os posts que o profissional está monitorando estão dando resultado.
De uma empresa no geral, fotos da empresa, objetivo da empresa, o que ela faz pelo seu cliente, exemplos de outros clientes que ela já atendeu. De software ou ciência de dados, o código ou partes do código que desenvolveu.
Não custa lembrar das velhas dicas aplicáveis aos currículos em geral: defina bem o seu objetivo, fique atento ao uso da língua portuguesa, seja simples (os recrutadores não costumam poder olhar em detalhe os materiais), respeite os direitos autorais e fale a verdade.
Dicas de locais para hospedar seu portfólio:
Marketing, mídias digitais, fotografia, etc: https://bit.ly/2LZ80Q6
Desenvolvimento de software, ciência de dados e tecnologia em geral: https://bit.ly/2X86xh7”
Por Vitórian Tito