Pós em Jornalismo Digital e Produção Multimídia lança trabalho final em disciplina

Publicado em 24 de novembro de 2015

Saiba mais

O curso de Pós-Graduação em Jornalismo Digital e Produção Multimídia do Centro Universitário IESB lançou o site Projeto Vida Fitness, além de outras plataformas como Instagram, Facebook, WordPress, etc. Nele, a comunidade fica sabendo um pouco mais de como a vida fitness reflete na expectativa de vida das pessoas, na questão da estética x saúde etc. Resultado do trabalho dos alunos na disciplina Narrativas Jornalísticas, o projeto contou com a participação dos professores Leyberson Pedrosa, Diego Iraheta e Juliana Soares Mendes.

Vida Fitness desafiou os alunos a construírem um universo narrativo, ou seja, abordar uma temática em diferentes espaços e abordagens. “Nosso objetivo nessa disciplina era trabalhar com ele uma experiência mais completa de jornalismo online. Portanto, trouxemos o conceito de transmídia, adaptado do cenário do entretenimento, e relativamente presente nas experimentações que o jornalismo faz nesses momentos de transição”, explica o professor e coordenador do curso, Leyberson Pedrosa.

Para a aluna Izabella Moura, foi a primeira vez que participou de um projeto que abordasse o conceito. Ela iniciou sua pós porque percebeu que algumas linguagens jornalísticas não condiziam com a prática digital. Assim, decidiu ampliar seus conhecimentos da área nesse ambiente teórico-virtual. “Foi a primeira vez que participei de um projeto transmídia e fiquei muito satisfeita. Acredito que o principal aprendizado para mim foi em relação a linguagem do texto para internet. Tive que me esforçar para tentar criar uma atmosfera em que o leitor se sentisse em um bate papo”, relatou Izabella.

O curso pretende derrubar os preceitos do imediatismo no Jornalismo Online. A ideia que a publicação virtual não tem espaço para uma apuração mais densa sobre os fatos. “O papel do jornalista não morre em tempos digitais, ele se transforma em um agente a mais, capaz de filtrar informações, dar uma roupagem e, sempre, questionar os dados. É preciso mostrar credibilidade aos leitores interessados. É essa credibilidade nossa maior publicidade”, complementa o coordenador. Izabella também concorda com o professor: O trabalho me deixou esse legado: deixar o discurso oficial e “quadrado” sem perder a credibilidade. 

Por Laura Maria

Mais notícias