Projeto Voluntário das Escolas: Seja monitor e ajude alunos do Ensino Médio

Publicado em 17 de maio de 2022

O objetivo do projeto é ajudar alunos do ensino médio das escolas públicas de Ceilândia e do Sol Nascente, com reforço escolar de matemática, português, história e outras matérias básicas. Todos os alunos podem participar e recebem horas complementares e certificado de serviço voluntário

O IESB em Ação, Programa de Responsabilidade Social do IESB, apresenta o Projeto Voluntário das Escolas. O objetivo do projeto é reunir grupos de alunos do IESB para dar suporte a estudantes do ensino médio de escolas públicas do DF com aulas de reforço de matemática, português, história, geografia, filosofia, inglês, dentre outras matérias básicas da grade de ensino. Todos alunos do IESB podem participar, vale horas complementares e certificado de trabalho voluntário. Inscreva-se aqui.

As escolas que participarão do projeto serão o Centro de Ensino Médio 02, 03, 06, 07, 11 e 12 de Ceilândia. “Essa ideia começou porque o IESB sempre é muito demandado pelas escolas aqui de Ceilândia. Temos cerca de 100 escolas daqui, entre escolas de ensino fundamental 01, 02, ensino médio, a escola de idiomas e o Caíque. E sempre fomos demandados em vários projetos da escola, desde os projetos Educação para a vida, que é um projeto da Secretaria de Educação, até a semana de profissões, atendimento dos alunos na nossa clínica de nutrição, na nossa clínica de psicologia e nos projetos de letramento”, diz a professora e diretora do Campus Oeste, em Ceilândia, professora Mirela Berendt Pinto da Luz.

Com a ocorrência da pandemia, algumas escolas pedem o apoio do IESB, justamente, por conta do intervalo no processo de aprendizagem do ensino. “Quem não tinha computador ou tinha um celular pra família inteira, isso com certeza criou algumas falhas no processo de ensino e aprendizagem. Tem várias escolas que estão pedindo suporte para suprir essa perda”, completa Mirela.

Todos aprendem com o projeto. O aluno que se dispor a ajudar irá desenvolver habilidades humanas e técnicas, porque “ele sabe mais do que os estudantes, mas irá desenvolver a habilidade de relacionamento, de ensinar e conhecerá uma realidade que talvez seja diferente da dele, segundo Mirela.

Em cada escola terá um professor responsável por receber os alunos do IESB e os acompanhar pela escola junto aos estudantes. “Enquanto que os alunos das escolas recebem um reforço escolar, aprendem mais, os nossos alunos desenvolvem habilidades humanas tão requeridas hoje no mundo do trabalho”, pondera a diretora.

Dúvidas? Envie um email para: responsabilidadesocialiesb@gmail.com

Por Rafael de Paiva Magalhães

Mais notícias