Red Bull Paperwings anima estudantes do IESB

Publicado em 19 de março de 2015

Campeonato aconteceu hoje (19.03) no Campus Sul

O Centro Universitário IESB foi o local escolhido para o 4º campeonato Red Bull Paperwings em Brasília. O evento aconteceu pela manhã e mobilizou os alunos que passavam pelo local. De acordo com os organizadores, foram mais de 45 inscritos pelo site e outros que fizeram suas inscrições no local.

A primeira modalidade foi “Maior Distância”, na qual o ganhador seria aquele com que seu avião de papel pousasse mais longe do ponto de “decolagem”.  Diversos alunos participaram de vários cursos, como Engenharia Civil, Jogos Digitais, Design Gráfico, Publicidade, entre outros. Esdras Verçosa Soares, 20 anos, foi o vencedor da categoria. Com um alcance de mais de 30 metros, o estudante de Engenharia Civil derrotou seus oponentes. Para ele, o campeonato foi importante para o curso porque além de interagir os alunos, ainda puderam desenhar seus aviões.

A segunda categoria foi “Maior tempo de voo”. Os alunos lançavam seus projetos no ar e torciam para que eles planassem por mais tempo. Quem ganhou, com seis segundos, foi o também estudante de Engenharia Civil, Caio Sancho. O aluno já tinha participado da primeira modalidade, mas não foi bem sucedido. Ele disse que buscou modelos no YouTube e que, apesar de ter treinado e desenhado para o “Maior Distância”, ele também encontrou o projeto para a categoria em que foi o vencedor. “Fiz esse modelo que tem mais potencial para plainar e o joguei para cima”, contou Caio.

Os ganhadores têm a oportunidade de participar ainda da próxima etapa classificatória que acontece dia 08 de abril na Universidade de Brasília (UnB). E se vencerem, vão para a final mundial na Áustria nos dias 08 e 09 de maio.

O que é?

O Red Bull Paper Wings é o maior torneio de aviões de papel do mundo além de ser o maior evento universitário da Red Bull. O torneio tem a chancela da Paper Aircraft Association (PAA), e as etapas classificatórias acontecerão mundo a fora durante os próximos meses. A final mundial será disputada na arena conhecida por Hangar-7, na cidade de Salzburgo na Áustria dia 28 de maio. As provas serão divididas em duas categorias: distância e tempo de voo. Também devem ser realizadas em um local fechado e sem vento. Uma fita métrica padronizada e com dispositivo a laser e um cronômetro, respectivamente, medem os resultados. O papel é fornecido pela organização do torneio, seguindo o formato padrão A4 de 80g, e os aviões devem ser inteiramente construídos no local. Um júri atribui pontos às manobras.

DSC_0245.JPGDSC_0269-1-.JPG

Por Laura Maria

Mais notícias