Segurança em barragens é tema de evento promovido pelo IESB

Publicado em 26 de fevereiro de 2019

A inciativa abordou o assunto pelos vieses da Engenharia Civil, do Jornalismo e do Direito

A inciativa abordou o assunto pelos vieses da Engenharia Civil, do Jornalismo e do Direito

Nos dias 19 e 21 de fevereiro, no Campus Asa Sul, o Centro Universitário IESB foi palco de palestras e de uma mesa de debate, que tiveram como tema “Impactos Ambientais de Barragens e Cálculos de Segurança”. Promovidas pelo curso de Engenharia Civil, as palestras foram voltadas para estudantes do curso e profissionais da área, além de abordar visões do jornalismo e do direito durante mesa de debate.

A iniciativa teve como objetivo oferecer ao público conhecimento sobre os impactos ambientais, além de mostrar os cálculos necessários de segurança para barragens. Os temas foram discutidos em palestras ministradas pelos professores do curso de Engenharia Civil, Eduardo Montoya, e Charles Dayler – que também é membro do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), e pelas egressas do curso, Jaqueline Caixeta e Jessica Caixeta, que tiveram o Trabalho de Conclusão de Curso voltado à área. Participaram também da discussão, o professor do curso de Jornalismo, Bruno Taitson, o diretor técnico da Enemax Engenharia e Consultoria, Glauco Gonçalves Dias, e a coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Keyla Fabrícia.

Em um balanço feito pelo professor Eduardo Montoya, esse tipo de evento permite que o aluno enxergue a importância de incluir o cálculo de risco para todas as obras de engenharia civil, além de entenderem a responsabilidade dos profissionais da área em preservar a vida com responsabilidade e ética. “Os participantes conseguiram vislumbrar a importância de executar um minucioso cálculo de benefícios e riscos para todas as obras de engenharia, podendo dar um peso maior à questão ambiental”, conta.

Workshop Internacional Risco de Escorregamentos em Regiões Montanhosas

O evento Impactos Ambientais de Barragens e Cálculos de Segurança” foi uma prévia do Workshop Internacional Risco de Escorregamentos em Regiões Montanhosas, que acontecerá entre os dias 11 a 14 de março em parceria com o Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e o curso de Engenharia Civil do Centro Universitário IESB.

Voltado para os alunos da graduação, profissionais, pesquisadores e órgãos governamentais, a ação tem como objetivo apresentar e discutir os conceitos de risco, ameaça e vulnerabilidade, além de apresentar as alternativas existentes para o tratamento destes.

Com programação variada, o workshop promoverá um espaço de debate entre a comunidade científica e os responsáveis pelo gerenciamento de riscos de escorregamentos, abordando os programas públicos e investimentos relacionados a obras, projetos e estudos para prevenção de riscos.

Em breve mais informações.

Por Ana Maria da Silva

Mais notícias