Publicado em 24 de julho de 2018
Segundo aluna de publicidade do IESB marcas passaram a ampliar diversidade depois do lançamento da cantora
A ausência de anúncios com personagens negros nas propagandas sempre intrigou Lidiane Ribeiro e, por isso ela escolheu fazer publicidade. Durante a faculdade, no entanto, ela percebeu uma mudança nesta realidade e decidiu pesquisar o fenômeno.
Para Lediane a mudança não é localizada e foi influenciada pela introdução, na maquiagem, da marca da cantora Rihanna. A empresa cosmética da cantora desenvolveu uma linha de bases faciais para todos os tipos de pele e isso, segundo ficou demonstrado no trabalho de conclusão do Curso Publicidade e Propaganda do IESB de Lidiane, fez com que outras marcas também tomassem medidas para contemplar uma diversidade maior nos produtos e, consequentemente, na publicidade. “Outras marcas passaram a adotar uma diversidade maior, não só nos produtos, mas especialmente na publicidade, como a M.A.C., a NYX, Color POP e Nars”, conta.
Durante a pesquisa, Lediane observou que parte da ausência de diversidade nos anúncios é reflexo da falta de diversidade nas agências de publicidade. “As agências de publicidade ainda são majoritariamente compostas por pessoas brancas. Como elas não convivem com a diferença, não percebem a necessidade de comunicar para estas pessoas”.
No Brasil a publicidade também passou a refletir maior diversidade, mas não com a mesma lógica que em outros países. Segundo a publicitária, aqui as paletas para cor negra foram produtos de um segmento específico e não de uma empresa que pensou em atender todos os tipos de pele. “Os produtos para pele negra no Brasil foram, na sua maioria, resultado do trabalho de grupo identitários, que faziam produtos exclusivos para pele negra”. Ela destaca como exceções os casos da Avon e da Natura. “Essas marcas passaram a trazer modelos para definir as paletas, assim, facilita a identificação e aumenta a representatividade”, comenta Lidiane.
O trabalho da aluna do IESB já repercutiu e foi destaque no site oficial da marca da Rihanna no Brasil.