UM BREVE RETROSPECTO

Inovação escreve cada capítulo dessa trajetória

Começamos em 1993, quando é fundada a mantenedora Centro de Educação Superior de Brasília - CESB com o objetivo de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em nível superior. Quatro anos depois, o MEC autoriza o funcionamento dos primeiros cursos de graduação, que funcionaram num prédio alugado na 902 Sul. Dois anos depois, o IESB faz parceria com a ESDEVA, construindo três novos prédios na 609 Norte. Em 2003, é inaugurado o Campus Edson Machado, na Asa Sul.

Com uma abordagem dinâmica e inovadora, o IESB destaca-se entre as instituições de ensino pela combinação da teoria e da prática como pressuposto fundamental para uma formação de qualidade. Com infraestrutura única e estética diferenciada, o IESB consolida sua reputação em aliar tecnologia, modernidade e ousadia na formação de profissionais disputados pelo mercado de trabalho em áreas tradicionais e criativas, até então, pouco exploradas em Brasília.

Tão importante quanto a capacitação de profissionais competentes, o IESB estabelece como uma de suas bases, a formação de cidadãos conscientes de seu papel no mundo. Questões de responsabilidade social e temas sociais emergentes são elementos intrínsecos do trabalho da instituição e da formação dos alunos. Trabalhos voluntários como o Projeto Varjão, além de outros, destacam-se na comunidade e confirmam a importância do IESB como centro formador de cidadania.

Em 2010, nasce o Campus Ceilândia, na cidade homônima, que é criado para atender as regiões da própria Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e outras cidades satélites.

Em 2011, o IESB é reconhecido pelo Ministério da Educação como Centro Universitário. Em 2013, adere ao Pronatec, Programa do Ministério da Educação de estímulo à capacitação técnica. Em 2014, é credenciado para a oferta de graduação e pós-graduação a distância. De 2001 até hoje, o IESB já formou mais de 25 mil alunos. Hoje temos mais de 15 mil alunos matriculados.

No Campus Norte – Giovanina Rímoli são oferecidos os cursos de Direito, Relações Internacionais, Administração, Gestão e Educação Física, além dos cursos de Pós-Graduação. Todos eles contam com professores experientes e extremamente capacitados.

Os cursos ligados à área de Economia Criativa como Arquitetura, Comunicação, Design (Gráfico, de Moda, de Interiores), Gastronomia, Estética & Cosmética, Teatro, Cinema e Fotografia são oferecidos no Campus Sul – Edson Machado, que também oferece os cursos de Engenharia.

No Campus Ceilândia – Liliane Barbosa são ofertados, além dos cursos tradicionais, outros voltados para a inserção rápida dos alunos no mercado de trabalho.

linha do tempo Iesb

Reitoria

Eda Coutinho Barbosa Machado de Souza

Dirige o IESB com o compromisso daqueles que não se cansam e aceitam os desafios com a certeza de que é preciso devolver o muito que recebeu da vida.

Mestre e Doutora em Educação pela The Pennsylvania State University, Pensilvânia, EUA, Eda Coutinho concluiu seu pós-doutorado sobre inovações do sistema de educação no Instituto Max-Planck em Berlim, Alemanha. Educadora nata, foi alfabetizada pela mãe e começou aos 17 anos sua carreira. Hoje, assume o IESB com compromisso de sempre evoluir e oferecer o melhor aos alunos e sociedade. Em sua trajetória, assume também a autoria de vários artigos sobre inovações no ensino, avaliação e educação à distância. Com freqüência, participa de Conferências/Seminários no Brasil e no exterior, tendo já ministrado palestras na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Peru e Venezuela), Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Portugal), Países Asiáticos (Japão e Coréia do Norte) e Estados Unidos e Canadá.

Sua proposta é a de que o IESB possa vir a ser não a maior, mas a melhor instituição de ensino superior de Brasília.

Missão, Visão e Princípios

Missão

Desenvolver, ao máximo possível, as potencialidades dos seus alunos para que se transformem em profissionais competentes e cidadãos responsáveis, capazes de se tornarem agentes de mudança da sociedade e da profissão em que atuarão no futuro.

Visão

Consolidar seu prestígio como instituição que oferece um ensino de excelente qualidade tornando-se referência nacional no uso das novas tecnologias aplicadas à educação.

Princípios

RESPEITO À PESSOA

Significa que qualquer membro da comunidade – dirigentes, professores, alunos e funcionários – merecem de todos os demais o mesmo respeito que devem oferecer.

RESPEITO À AUTORIDADE

Significa o respeito à hierarquia da organização, tanto administrativa como acadêmica, sendo a autoridade exercida com observância do princípio anterior.

RESPEITO AO TRABALHO DO OUTRO

Consiste na compreensão de que todas as tarefas, de qualquer membro da comunidade, são relevantes para atingir os objetivos comuns, independente do nível hierárquico de quem as executa.

Corpo Dirigente



Compartilhe: