Renovação de matrícula 1º/2022: Fique atento aos prazos

Publicado em 22 de novembro de 2021

Está com pendência de documentos, boleto vencido ou tem bolsa e descontos? Saiba como proceder e realizar a renovação de matrícula

O período de renovação de matrícula dos cursos de graduação presencial está chegando. Por isso, se liga no roteiro que o IESB preparou para você conseguir passar pelo processo sem nenhuma complicação. Inclusive, atenção, porque o boleto para o 1º semestre de 2022 fica disponível a partir de 23 de dezembro, com prazo para pagamento até 7 de janeiro. A partir dessa data, o aluno poderá montar a grade curricular e o prazo regular para a renovação da matrícula é de 11 de janeiro a 5 de março.

Para executar a renovação de matrícula sem nenhum problema, o aluno precisa atento, também, se há documentação pendente. Para ficar tudo esclarecido, se liga nos prazos específicos abaixo:

Para estudantes em geral: De 11 de janeiro a 5 de março, é o período de renovação de matrícula e ajustes de disciplinas. Neste período, o aluno pode solicitar a inclusão ou cancelamento de disciplina com efeito retroativo no boleto de março ou abril.

Para ajuste de matrícula: Alunos com matrícula trancada têm até 5 de abril para fazer a reabertura de matrícula e incluir as disciplinas que serão cursadas. No entanto, é importante que isso seja feito o quanto antes, pois será cobrado os valores referentes a janeiro, fevereiro e março. Para qualquer outro ajuste de matrícula, o aluno tem de 6 de março a 5 de abril para fazer as modificações na grade pelo Aluno Online > Renovação de Matrícula.

Para estudantes ProUni e FIES: Os estudantes beneficiados pelo ProUni ou FIES terão a rematrícula feita de forma automática caso não tenham passado por nenhuma reprovação de disciplinas. Caso contrário, o aluno terá que solicitar reconsideração, até 12 de março, no portal do Aluno Online, na guia Canal Direto Beta > + > Natureza: PROUNI ou FIES > Sub-natureza: Pedido de reconsideração. O prazo de resposta é de até 7 dias úteis.

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Veja mais perguntas recorrentes

Não consigo acessar o boleto de pagamento, o que posso fazer?

Em caso de renovação de matrícula, o boleto pode ficar bloqueado por dois fatores:

A) Inadimplência: Em situação de inadimplência, que significa que os pagamentos de boletos estão atrasados, o aluno poderá recorrer ao Aluno Online> Canal Direto Beta > + > Natureza: Financeiro > Sub-natureza: Proposta de negociação, e solicitar negociação de valor. Assim, a solicitação é analisada e o aluno deve aguardar a resposta que indica como deve ser feita a negociação.

B) Pendência de Documentação: Para saber se está devendo documentos, o aluno deve acessar o portal do Aluno Online > Serviços > Enviar Docs. Procure pela lista de documentos obrigatórios. Nela, estarão sinalizados os documentos entregues ou não entregues. Para enviar os que estiverem pendentes, anexe-os (.pdf, .jpeg ou .png) e depois aperte a “ENVIAR’”

O meu boleto venceu, e agora?

O boleto de renovação fica disponível por 29 dias úteis após emissão, podendo ser pago com o próprio boleto que você imprimiu. Se você não está com a documentação atualizada no aluno online, o boleto será emitido após a regularização. Assim, o boleto voltará a ficar disponível, porém, com cobrança da multa de 2% e juros do dia que venceu até a data do pagamento.

Passaram-se 30 dias após a emissão do boleto, o que fazer?
Nesse caso, é necessário que o boleto seja atualizado. Acesse Aluno Online > Canal Direto Beta > + > Natureza: Financeiro > Sub-natureza: Liberação do boleto de rematrícula e solicite a atualização do boleto. Uma resposta será enviada em breve.

Se passou por todos esses processos e a sua renovação ainda não estiver disponível, recorra aos contatos do IESB.

Brasília/DF: 3340-3747 | Demais Regiões: 0800 602 3747

Por Vitória Alice Silva

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