Atenção: período de rematrícula já começou

Publicado em 17 de junho de 2021

Está com pendência de documentos, boleto vencido ou tem bolsa e descontos? Saiba como proceder e realizar a renovação de matrícula

O período de renovação de matrícula dos cursos de graduação presencial está chegando. Por isso, o IESB preparou um roteiro para você conseguir passar pelo processo sem nenhuma complicação. Inclusive, atenção, porque o boleto para o 2º semestre de 2021 já estará disponível a partir do dia 23 de junho. O prazo para pagamento é até 7 de julho. A partir dessa data, o aluno poderá montar a grade curricular e o prazo regular para a renovação da matrícula é de 12 de julho a 14 de agosto.

Para deixar tudo mais claro, fizemos uma linha do tempo completa para todos os estudantes da instituição, incluindo bolsistas, alunos com desconto e alunos ProUni, FIES e CREDIES. No nosso passo a passo, de julho a setembro, você consegue ver datas e instruções específicas para cada momento da renovação. Vamos lá?

CLIQUE AQUI E CONFIRA A LINHA DO TEMPO EM FORMATO PDF

Para estudantes em geral: De 12/7 às 14/8, é o período de renovação de matrícula e ajustes de disciplinas. Neste período, o aluno pode solicitar a inclusão ou cancelamento de disciplina com efeito retroativo no boleto de agosto ou setembro. Já o período de inclusão ou cancelamento de disciplinas sem efeito retroativo no boleto começa no dia 15/8 e encerra no dia 15/9.

Para estudantes ProUni e FIES: Finalizando o semestre no dia 3/7, os alunos ProUni e FIES terão de aguardar do dia 5/7 a 6/7 pela fase de validação do desempenho acadêmico. A partir do dia 12/7 até o dia 14/8, é o processo de renovação de matrícula e ajustes de disciplinas. De 15/8 a 15/9 é o período de inclusão ou cancelamento de disciplinas sem efeito retroativo no boleto.

Para estudantes IESB Parcelado e CREDIES: Durante todo o mês de julho, esses estudantes poderão renovar o parcelamento pelo portal CREDUC e, também, o contrato CREDIES, pelo portal FUNDACRED. Do dia 12/7 a 14/8 é o período de renovação de matrícula e ajustes de disciplinas com efeito retroativo no boleto de agosto ou setembro. De 15/8 a 15/9, os alunos entram no período de inclusão ou cancelamento de disciplinas sem efeito retroativo no boleto.

Para estudantes com Desconto Mérito: Os alunos com este desconto terão de aguardar do dia 5/7 a 6/7 pela fase de validação do desempenho acadêmico. A partir do dia 12/7 até o dia 14/8, o processo de renovação de matrícula deve ser iniciado. No dia 23/7, será liberado o boleto de agosto/2021, tendo vencimento no dia 7 de agosto.

LIVE PARA TIRAR DÚVIDAS

Para tirar essas e outras dúvidas, duas lives foram ofertadas no canal no Youtube do IESB no dia 25/6. As lives nomeadas como “Fique por dentro da renovação de matrícula”, estão disponíveis e apresentam o passo a passo e as instruções necessárias para o realizar o processo. Ambos os bate-papos contam com a participação de Cristiane Teixeira Fernandes (Gerente de Finanças), Tassiana de Oliveira (Secr. Acadêmica), Flávia Michels (Chefe de Comunicação) e dos representantes das turmas dos cursos de graduação.
Acesse os links e confira as instruções da nossa equipe

Veja mais perguntas recorrentes
Não consigo acessar o boleto de pagamento, o que posso fazer?

Em caso de renovação de matrícula, o boleto pode ficar bloqueado por dois fatores:

A) Inadimplência: Em situação de inadimplência, que significa que os pagamentos de boletos estão atrasados, o aluno poderá recorrer ao Aluno Online < Canal Direto < Proposta de Negociação e solicitar negociação de valor. Assim, a solicitação é analisada e o aluno deve aguardar a resposta que indica como deve ser feita a negociação.

B) Pendência de Documentação: Para saber se está devendo documentos, o aluno deve acessar o portal do Aluno Online > Serviços > Enviar Documentos. Procure pela lista de documentos obrigatórios. Nela, estarão sinalizados os documentos entregues ou não entregues. Para enviar os que estiverem pendentes, anexe-os (.pdf, .jpeg ou .png) e depois aperte a “ENVIAR’”

Observação: Fique atento ao texto do seu boleto. Nele estará aparente uma mensagem que indica qual pendência acadêmica ou financeira você possui.

Tenho desconto mas meu boleto veio no valor cheio, o que fazer?

Com relação aos descontos do IESB, é preciso ressaltar que há especificidades.

Descontos não incidentes na rematrícula: Desconto Convênio; Desconto Segunda Graduação em outra IES; Desconto Graduado IESB; Desconto Volta pra Casa; Desconto Família; e Desconto 50+; Desconto Transferência outra IES e Desconto Mérito

– As regras impostas para ingresso na faculdade através do Desconto Mérito indicam que o aluno não pode reprovar até duas matérias ao longo do curso. Em caso de reprovação, o aluno perde o desconto. Em caso de somente uma reprovação, o desconto é registrado normalmente.

Com problemas ou dúvidas sobre os descontos, é necessário acessar o Aluno Online < Canal Direto < Fale com o Financeiro < bolsas e descontos e especificar a sua solicitação.

Clique aqui para conferir os Descontos e suas especificidades

O seu boleto venceu?

O boleto de renovação fica disponível por 29 dias úteis após emissão, podendo ser pago com o próprio boleto que você imprimiu. Se você não está com a documentação atualizada no aluno online, o boleto será emitido após a regularização. Assim, o boleto voltará a ficar disponível, porém, com cobrança da multa de 2% e juros do dia que venceu até a data do pagamento.

Passaram-se 30 dias após a emissão do boleto, e agora?

Nesse caso, é necessário que o boleto seja atualizado. Acesse Aluno Online < Canal Direto < Fale com o Financeiro < Liberação do boleto de rematrícula e solicite a atualização do boleto. Uma resposta será enviada em breve.

É bolsista CREDIES, Educa Mais ou da Quero Bolsas?

Seu boleto será disponibilizado normalmente com o valor cheio. As bolsas descritas não incidem no boleto de rematrícula.

Sou bolsista de programas governamentais (Prouni, FIES e Bolsa Excelência) e o boleto veio cheio, o que fazer?

Para as bolsas de programas governamentais PROUNI E FIES continuarem ativas, o desempenho acadêmico precisa ser analisado após fechamento do período letivo.

Em caso de reprovação de disciplinas acima do limite permitido pelo programa, o boleto não ficará disponível. A orientação é entrar em contato com o Canal Direto e formalizar uma solicitação devidamente comprovada sobre os motivos da reprovação, o que determinará se o benefício será mantido ou não. Acesse o portal do Aluno Online < Canal Direto < Fale com o Financeiro < Reconsideração FIES e PROUNI.

Se passou por todos esses processos e a sua renovação ainda não estiver disponível, recorra aos contatos do IESB.

Brasília/DF: 3340-3747 | Demais Regiões: 0800 602 3747

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