Assinatura dos Termos de Compromisso de Estágio acontecem agora pelo Fusion

Publicado em 29 de setembro de 2021

Sistema permite que o aluno acompanhe a tramitação dos documentos de forma mais simples e ágil

A tramitação do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) mudou. Agora, todo o processo acontece por meio do sistema Fusion. A mudança é para otimizar a validação e as assinaturas dos termos de estágios. O canal deve ser usado por alunos que farão Estágio Obrigatório ou Não Obrigatório, em uma empresa que fará a contratação diretamente com o IESB.

Segundo a coordenadora do NAADE, Mariele Ferreira de Oliveira, o objetivo é informatizar o processo, garantindo maior agilidade na tramitação, para que o aluno consiga acompanhar o processo pelo Aluno Online. “Antes, o aluno encaminhava essa solicitação por e-mail e precisava aguardar cerca de três dias úteis pela resposta. Agora, ele pode conferir se foi ou não assinado pela empresa, pelo sistema, de forma muito mais rápida”, comenta.

Mariele explica que, dentro desse novo formato, o aluno poderá ir além do que apenas acompanhar o processo e conseguirá também assinar o documento de compromisso de estágio “Ele vai receber por e-mail uma notificação com login e senha para que ele consiga acessar, baixar o documento, assinar, e devolver para o sistema novamente”, indica.

A coordenadora ainda expõe outra vantagem desse novo sistema: diminuir a possibilidade de erros, como encaminhar o documento para o e-mail errado, o NAADE não receber o e-mail do aluno por algum erro de tecnologia ou ir parar na caixa de spam. “Esse é um dos principais diferenciais: o aluno ter um local próprio para fazer essa solicitação e conseguir acompanhar o processo até o final.

Como acessar o Fusion

Confira abaixo o passo a passo para iniciar o processo de assinatura do seu TCE, diretamente pelo Aluno Online.

  • 1º passo: Acesse o Aluno Online e siga para: Serviços > Estágios > Solicitação de Termo de Estágio. Preencha todos os campos necessários
  • 2º passo: Clique em Enviar – Neste momento, a empresa receberá uma notificação por e-mail, para que ela possa validar a solicitação e inserir os dados referentes à empresa e ao estágio.

O aluno poderá acompanhar a sua solicitação por meio do Aluno On-line > Serviços > Status de Termo de Estágio.

Após a validação e assinatura do NAADE, da coordenação de curso e da empresa, o aluno receberá por e-mail uma notificação (com login e senha) informando que o documento está disponível para assinatura no sistema, com um link que leva direto para o Fusion.

O fluxo seguirá esta ordem: Aluno (assina) > NAADE (registra) > Fim (estágio devidamente validado). Todas as partes receberão uma via do TCE assinado por e-mail.

Importante

Para a formalização do estágio, a empresa contratante deve ter cadastrado ativo com o IESB. Confira a lista completa no nosso portal.

Os estágios obrigatórios dos cursos de: Enfermagem, Psicologia e Nutrição realizados na rede pública – Secretaria de Saúde, permanecem com a mesma tramitação gerenciada pelas Coordenações de Curso.

Já os estágios obrigatórios dos cursos de: Letras e Pedagogia realizados na rede pública – Secretaria de Educação, permanecem com o mesmo fluxo designado pela EAPE – órgão da Secretaria de Educação.

E os estágios gerenciados por um Agente de Integração (Exemplo: CIEE, IF, NUBE, Up, Super Estágios) continuarão seguindo a orientação do Agente de Integração e assinatura será realizada de forma digital.

Por Larissa Alves

Mais notícias