Graduação presencialCiência de Dados e Inteligência Artificial (Presencial)

Torne-se capaz de explorar e analisar a imensidão dos dados e a aplicar a inteligência artificial na solução de problemas numa das áreas que mais cresce no Brasil e no mundo.

Inscreva-se

linkButton: #formulario

CALCULE SUA MENSALIDADE

Ciência de Dados e Inteligência Artificial (Presencial)

8 semestres

Mensalidade a partir de:

Mensalidade para segunda graduação:

Mensalidade para GRADUADO IESB:

Mensalidade para IESB PARCELADO:

Mensalidade para TRANSFERÊNCIA:

Mensalidades a partir de:

Valor nominal (M) Valor com desconto (D)

*O valor da mensalidade pode sofrer alterações, conforme matricula em disciplinas no período letivo vigente.

(M) Valor da mensalidade, conforme o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais assinado no ato do ingresso.

(D) Valor com desconto resolução para calouros ingressantes no trimestre letivo.

Valores válidos apenas para os calouros ingressantes no trimestre letivo de ingresso nos cursos de Graduação na Modalidade EAD, em conformidade com a resolução específica para o curso/turno/campus prevista no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

 

*O desconto promocional é válido para o pagamento até a data do vencimento da mensalidade estipulada no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Desconto em conformidade com a Resolução da Reitoria nº 002/2020.

Mensalidades com a sua pontuação:

Valor nominal (M)

Valor Nominal do Curso

Valor para pagamento antecipado à vista (8%)

Nº parcelas

Valor Nominal

24

30

Observação:

O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00 (cem reais), a ser pago mediante boleto bancário, disponível após o preenchimento do formulário de inscrição, conforme edital.

Valor Nominal do Curso

Valor para pagamento antecipado à vista*

Nº parcelas

Valor Nominal

12

18

*O desconto promocional é válido para o pagamento até a data do vencimento da mensalidade estipulada no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Valor Nominal do Curso

Valor para pagamento antecipado à vista

Nº parcelas

Valor Nominal

Valor de pontualidade*

14

17

23

Valor nominal (M) Valor com desconto (D)

Início da próxima turma

Dia 13 de março de 2023. Garanta a sua matricula. O coordenador do curso manterá todos os futuros alunos informados.

Objetivos do curso

Os objetivos do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial do IESB foram concebidos e implementados buscando excelente coerência com os aspectos em relação ao perfil profissional do egresso, a estrutura curricular e ao contexto educacional, bem como atender as competências e habilidades gerais do profissional formado estabelecidas pelo Art. 4° da Resolução do Conselho Nacional de Educação – CNE/CES n° 11/2002.

 

Os objetivos gerais e específicos do curso são:

 

Objetivo Geral:

Garantir a formação de um profissional crítico, ativo, cada vez mais consciente de seu papel social e da sua contribuição no avanço científico e tecnológico do país, com uma visão ampla da Ciência de Dados e Inteligência Artificial, capaz de atuar em diferentes campos de trabalho profissional, voltados para organização, modelagem, avaliação de dados e aplicação das técnicas da ciência de dados, da inteligência artificial e da computação, agregando a prática ao conhecimento teórico.

 

Objetivos Específicos:

✔️ Capacitar o profissional para pesquisas e estudos em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, desenvolver projetos e proposições de soluções técnicas economicamente competitivas.

✔️  Capacitar o profissional para absorver novas tecnologias, promover inovações tecnológicas e visualizar com criatividade aplicações para a Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

✔️  Utilizar as ferramentas teóricas e práticas para criar e utilizar modelos aplicados a dispositivos e sistemas de análise de dados e computacionais.

✔️  Compreender, equacionar e solucionar problemas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, utilizando conhecimentos científicos, com propostas de soluções adequadas e eficientes.

✔️  Formar o Cientista de Dados e Inteligência Artificial, capaz de empregar ferramentas e técnicas adaptáveis ao perfil e momento da organização, estando de acordo com as questões legais, éticas, socioambientais, étnico-raciais e salvaguarda dos direitos humanos.

✔️  Formar profissionais que sejam capazes de refletir criticamente sua própria atuação, assim como o contexto em que atuam.

✔️  Incentivar o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares.

✔️  Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

O curso objetiva, ainda, trabalhar com os modernos ramos da computação e da estatística, favorecendo a formação adequada para os discentes se destacarem na profissão escolhida.

O Profissional

O curso de Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial do IESB visa formar um profissional com sólida formação científica e técnica em Matemática, Estatística, Computação e Inteligência Artificial, além da habilidade para lidar com situações problemas e necessidades de negócios do mercado de trabalho.

 

Este profissional estará habilitado para atuar com proficiência na solução de problemas complexos que envolvam o desenvolvimento e a aplicação de métodos e modelos em processos matemáticos e estatísticos, com grande utilização de ferramentas de softwares, para coleta, armazenamento, qualidade, visualização e análise de dados e aplicação de inteligência analítica, para a tomada de decisão e melhoria de processos de trabalho, além do desenvolvimento de produtos e protéticos robotizados, implementação de conectividade da “internet das coisas”, onde são necessários o uso da inteligência artificial.

 

Além disso, este profissional terá embasamento para dar continuidade aos seus estudos em cursos de pós-graduação, buscando uma formação acadêmica que lhe permita atuar em universidades e centros de pesquisa.

Para a formação deste profissional, o aluno formado adquire conhecimentos nas áreas de:

 

✔️ Matemática – aplicação de conceitos de cálculo e álgebra à Estatística;

✔️ Probabilidade – desenvolvimento e aplicação de modelos probabilísticos;

✔️ Estatística – uso de gráficos e medidas numéricas para explorar dados, aplicação de procedimentos de inferência e amostragem, desenvolvimento de modelos estatísticos e avaliação de sua adequação;

✔️ Computação – programação em diversas linguagens, levantamento de requisitos e desenvolvimento de sistemas de informações de alto nível, desenvolvimento de habilidades algorítmicas, gestão de bancos de dados e uso intensivo de Sistemas de Gerência de Banco de Dados (SGBD), uso de técnicas de mineração de dados e inteligência analítica;

✔️ Estatística Computacional – habilidade para trabalhar com softwares estatísticos e uso de técnicas baseadas em simulação e otimização;

✔️ Inteligência Artificial – lógica para desenvolvimento de softwares para implementação de produtos de robótica, conexão de equipamentos e implementação da “internet das coisas” e realidade virtual, além da aplicação das técnicas e algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning), aprendizagem profunda (deep learning), redes neurais e Processamento de Linguagem Natural (PLN).

Adicionalmente, são apresentados aos alunos conceitos de Metodologia Científica (expressão oral, escrita e elaboração de textos técnicos e acadêmicos), gerência de projetos e empreendedorismo.

 

Mercado de Trabalho

A carreira em Ciência de Dados e Inteligência Artificial é uma das mais promissoras do mercado de trabalho brasileiro e mundial. É um dos trabalhos mais atraentes em Tecnologia da Informação (TI). É importante para todas as organizações públicas e privadas. No Brasil, nos últimos anos, as organizações buscam profissionais com competências e habilidades dos profissionais em Cientistas de Dados e Inteligência Artificial para organizar e explorar seus Big Data e extrair conhecimentos valiosos para alavancar seus negócios. Faça uma pesquisa e encontrará diversas oportunidades de trabalho e constatará o quanto este curso poderá ajudá-lo a crescer na sua profissão e buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.

A quem se destina

Deverão cursar Ciência de Dados e Inteligência Artificial:

✔️  Pessoas com formação de nível médio ou equivalente que gostem de computação, matemática e desafios acadêmicos e profissionais que o farão evoluir e inovar em suas futuras atividades profissionais;

✔️  Pessoas que precisam ter uma formação sólida em Ciência de Dados e Inteligência Artificial para alavancar suas carreiras profissionais;

✔️  Profissionais que desejam mudar de área cursando uma graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

CONHEÇA NOSSOS DIFERENCIAIS

  • https://www.youtube.com/watch?v=eOAeSAna7LA

  • https://www.youtube.com/watch?v=bm5KNDwYh3Y

Grade Curricular

  • Disciplina Carga Horária
    {{dis.NOME_DISCIPLINA}} {{dis.CREDITOS}} hr/A
  • {{NOME_CURSO}}

    MATRIZ CURRICULAR

    {{ciclo.CICLO}}

    • {{dis.NOME_DISCIPLINA}}
      CH Total: {{dis.CH_TOTAL}} h
    DEFINIÇÕES DE CICLOS
    Ciclos são compostos de módulos nos quais as disciplinas dialogam de forma articulada entre si. Não existe pré-requisito entre os módulos do mesmo ciclo.

    Carregando…

    CONHEÇA OS PROFESSORES

    • Sérgio da Costa Cortês
      Coordenador

      Doutor e Mestre em informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio e graduado em estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE do IBGE. Atualmente é consultor em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Big Data e Inteligência Analítica, atuando em diversos projetos dessas áreas que incluem análise estatística, data mining, inteligência analítica, machine learning, deep learning e identificação e prevenção à fraude. É professor e Coordenador em cursos de tecnologia do IESB da Graduação e da Pós-graduação Stricto Sensu. Ocupou diversos cargos públicos no governo federal, com destaque para os cargos de Diretor de Tecnologia da Informação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, Fundação vinculada ao Ministério da Educação – MEC, no período de março de 2012 a agosto de 2016 e Diretor-Executivo do IBGE no período de outubro de 2004 a setembro de 2011, de onde hoje é servidor público aposentado após trinta e nove anos de trabalho.

      Contatos

      ✉️ E-mail: sergio.cortes@iesb.br

      📎 Acesse o Curriculum Lattes

      📞 Entre em contato por telefone

    NOTÍCIAS

    Veja notícias relacionadas a este curso

    Brasília desponta como celeiro de mão de obra qualificada em Ciência de Dados e Inteligência Artificial

    Vitória Alice, 16/02/2022

    SEJA UM
    ALUNO IESB!

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean euismod bibendum laoreet. Proin gravida dolor sit amet lacus accumsan et viverra justo commodo

    Tipo: Bacharel

    Graduação Presencial

    Ciência de Dados e Inteligência Artificial (Presencial)

    DURAÇÃO DE 8 semestres

    Atenção! As atividades práticas do curso escolhido ocorrerão quinzenalmente no Campus {{alertaAviso}}
    Ao cadastrar-se, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber comunicações do IESB.
    * Valor com desconto promocional para calouros ingressantes no semestre conforme edital e resoluções vigentes. O desconto promocional é válido para pagamento até a data do vencimento da mensalidade estipulada no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
    **IESB PARCELADO – Programa de parcelamento próprio do IESB concedido apenas aos cursos de Graduação na modalidade Presencial.