Graduação/

Ciência de Dados e Inteligência Artificial

O Curso

A Ciência de Dados é uma área nova de ciência, multidisciplinar, que se baseia na integração das áreas de matemática, estatística e computação. Em termos simples, resume-se à exploração e análise de dados visando à extração de informações e conhecimento a partir dos dados.

A Ciência dos Dados, juntamente com o papel do Cientista de Dados, em muitos aspectos, é uma consequência da necessidade de analisar grandes bancos de dados, conhecidos como Very Large Database (VLDB), e Big Data, que possuem características de grandes volumes de dados, alta velocidade de geração e armazenamento de novas informações, variedade de tipos, alta qualidade e o processamento de seus dados agregam valor às organizações. A Ciência de Dados é um campo interdisciplinar que exige a formação de um novo profissional que possua as habilidades e competências no uso da matemática, da estatística e da computação, aplicados na extração de informações e conhecimentos dos dados.

O Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial é um curso totalmente novo no mundo acadêmico no Brasil, mas já é uma área muito demandada pelo mercado de trabalho. O objetivo é transformar profissionais com sólida formação nas áreas de matemática, estatística, computação e inteligência artificial. Os egressos do curso serão profissionais capazes de explorar e analisar dados visando à extração de conhecimento e a aplicação da inteligência artificial na solução de problemas. O curso assegurará aos seus egressos uma formação teórica e prática abrangente, eficaz e de alto padrão técnico, capacitando os seus egressos para a inserção, de forma imediata, no mercado de trabalho.

Um diferencial no aprendizado para os alunos será a utilização intensa de computadores em todas as disciplinas. As aulas, em aproximadamente 95% das disciplinas, são ministradas em laboratórios de informática, onde estarão instalados os principais softwares de mercado aplicados na Ciência de Dados e na Inteligência Artificial.

Outro fator importante e diferenciador é o desenvolvimento de projetos desde o primeiro período do curso. Os alunos terão a oportunidade de ampliar a interação com seus pares, definir metas e resultados, construir produtos, simular situações reais do mundo do trabalho, desenvolvendo competências, habilidades e atitudes tão significativas para suas inserções no mercado de trabalho.

Outro diferencial inovador será o estudo e a aplicação da Inteligência Artificial. A conectividade a equipamentos móveis, a internet das coisas (Internet of Things ‎- IoT), a robotização, a gamificação, integrados com a Ciência de Dados, por meio dos algoritmos de machine learning e deep learning, possibilitará o desenvolvimento de robôs e a identificação do comportamento humano em várias áreas de negócios, utilizando big data e algoritmos sofisticados.

O currículo do curso de Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial do IESB, atende às exigências profissionais, culturais e regionais, reconhecendo as especificidades das organizações públicas e privadas demandantes de profissionais para atuar nas áreas da ciência de dados e da inteligência artificial.

Duração do curso: 8 semestres (4 anos)

Objetivos do curso

Capacitar o aluno com uma sólida formação em Ciência de Dados e Inteligência artificial e torná-lo apto a desenvolver projetos nestas áreas, participando de atividades de concepção, projeto, desenvolvimento, validação, implementação, implantação, gestão de dados e desenvolvimento de modelos preditivos.

O aluno adquirirá profundos conhecimentos de metodologias, técnicas e ferramentas de computação, estatística, mineração de dados e inteligência artificial (aprendizado de máquina - machine learning e deep learning), por meio de aplicações em aulas teóricas e práticas, com a execução e análise de resultados estatísticos e de algoritmos de machine learning e deep learning. O aluno, também, aprenderá a usar diversas ferramentas de softwares de programação, banco de dados, análise de dados, mineração de dados e inteligência artificial. Aprenderá a qualificar dados, a empregar técnicas de visualização de dados e a criar modelos preditivos para contribuir com os tomadores de decisões em suas futuras organizações. O aluno desenvolverá projetos em equipes multidisciplinares no “Laboratório de Inovações Tecnológicas” do IESB, criado especificamente para desenvolvimento de projetos nas áreas do curso.

O Profissional

Este profissional estará habilitado para atuar com proficiência na solução de problemas complexos que envolvam o desenvolvimento e a aplicação de métodos e modelos em processos matemáticos e estatísticos, com grande utilização de ferramentas de softwares, para coleta, armazenamento, qualidade, visualização e análise de dados, aplicação de inteligência analítica com algoritmos de machine learning e deep learning em grandes bancos de dados (big data), para a tomada de decisão e melhoria de processos de trabalho, além do desenvolvimento de produtos e protótipos robotizados, implementação de conectividade da “internet das coisas (IoT)”, onde são necessários o uso da inteligência artificial.

Além disso, o egresso terá embasamento para dar continuidade aos seus estudos em cursos de pós-graduação, buscando uma formação acadêmica que lhe permita atuar em universidades e centros de pesquisa.

Para a formação deste profissional, o aluno formado adquire conhecimentos nas áreas de:

  • Matemática - aplicação de conceitos de cálculo e álgebra à Estatística;
  • Probabilidade - desenvolvimento e aplicação de modelos probabilísticos;
  • Estatística - uso de gráficos e medidas numéricas para explorar dados, aplicação de procedimentos de inferência e amostragem, desenvolvimento de modelos estatísticos e avaliação de sua adequação;
  • Computação - programação em diversas linguagens, levantamento de requisitos e desenvolvimento de sistemas de informações de alto nível, desenvolvimento de habilidades algorítmicas, gestão de bancos de dados e uso intensivo de Sistemas de Gerência de Banco de Dados (SGBD), uso de técnicas de mineração de dados e inteligência analítica;
  • Estatística Computacional - habilidade para trabalhar com softwares estatísticos e uso de técnicas baseadas em simulação e otimização;
  • Inteligência Artificial – lógica para desenvolvimento de softwares para implementação de produtos de robótica, conexão de equipamentos e implementação da “internet das coisas” e realidade virtual, além da aplicação das técnicas e algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning), aprendizagem profunda (deep learning), redes neurais e Processamento de Linguagem Natural (PLN).

Adicionalmente, são apresentados aos estudantes conceitos de desenvolvimento de projetos, visão de negócios, empreendedorismo e metodologia científica (expressão oral, escrita e elaboração de textos técnicos e acadêmicos) ao longo de todo o curso.

Mercado de Trabalho

A carreira em Ciência de Dados e Inteligência Artificial é uma das mais promissoras do mercado de trabalho brasileiro e mundial. É um dos trabalhos mais atraentes em nas áreas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e da Estatística. É importante para quase todas as organizações públicas e privadas. No Brasil, nos últimos anos, as organizações buscam profissionais com competências e habilidades, como as dos Cientistas de Dados e Inteligência Artificial, para organizar e explorar seus big data e extrair conhecimentos valiosos para alavancar seus negócios. Faça uma pesquisa e encontrará diversas referências e oportunidades de trabalho e constatará o quanto este curso de bacharelado poderá ajudá-lo na sua formação profissional, a crescer na sua organização ou buscar oportunidades no mercado de trabalho.



Compartilhe:


CALCULADORA DESCONTO MÉRITO
Sua mensalidade com até 50% de desconto de acordo com seu desempenho no Vestibular e ENEM.
*Valores válidos para 2º/2019. Consulte edital para mais informações.

Informações Complementares

Acontece no IESB


Foto ilustrativa

Corrida da longevidade – 2013/1

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor

Foto ilustrativa

Atualidades em Debate – “O Brasil, a Copa e as manifestações"

Foto ilustrativa

II Semana do Gestor Empreendedor