Alunos do IESB participam de visita técnica à Farmácia Viva do DF

Publicado em 7 de maio de 2026

Alunos do curso de Farmácia do Centro Universitário IESB participaram, no dia 30 de abril, de uma visita técnica à Farmácia Viva do Distrito Federal, iniciativa vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A atividade proporcionou aos estudantes contato direto com espécies medicinais e alimentícias utilizadas em práticas integrativas e complementares em saúde, ampliando a experiência prática dos futuros profissionais da área.

A visita foi conduzida pelo farmacêutico responsável da SES-DF, que apresentou aos alunos o acervo cultivado no espaço, composto por plantas medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Entre as espécies apresentadas estavam funcho, babosa, copaíba, erva-baleeira, guaco, melaleuca, alecrim-pimenta, patchouli, ora-pro-nóbis, colônia, boldo, confrei, pata-de-vaca, taioba, hortelã, espinheira-santa, angico e amora.

Segundo o professor João Marcos Torres, que ministra a disciplina Farmacognosia e Farmacobotânica, a visita teve importante caráter formativo ao aproximar os alunos da realidade profissional e estimular o interesse pela pesquisa e pelo uso racional de recursos naturais aplicados à saúde humana.

Durante a atividade, os estudantes puderam conhecer as propriedades terapêuticas e nutricionais das plantas, além das aplicações no contexto da promoção da saúde e da fitoterapia. A experiência também permitiu discutir práticas relacionadas ao cultivo, manejo e utilização segura dessas espécies em políticas públicas de saúde.

Mais notícias