Curso de Relações Internacionais realiza Simulação de Negociações Internacionais

Publicado em 18 de outubro de 2016

Saiba mais

Nos dias 07 e 08 de outubro, o curso de Relações Internacionais do Centro Universitário IESB realizou a Simulação de Negociações Internacionais (Sinei) no Campus Norte. Com o tema “Diálogos para paz e desenvolvimento”, a proposta era incitar o debate saudável sobre assuntos presentes na agenda internacional.

Na manhã do primeiro dia foi realizada a cerimônia de abertura, com apresentações audiovisuais, danças e músicas, que refletiam os temas abordados nos comitês, entre eles, segurança global, direitos humanos, com foco no direito das mulheres, e desenvolvimento econômico. Após as apresentações, houve a passagem de regras o que se resume em um modus operandi de como deve funcionar uma simulação internacional, além de dicas de negociação e comportamento.

sinei2.jpg  sinei4.jpg

Em seguida, os alunos se reuniram em diferentes salas para iniciarem as negociações. Nesta edição foram simulados três comitês:

  • O Conselho de Segurança das Nações Unidas discutindo o tema do acordo nuclear do Irã.
  • Cúpula da União Africana para debaterem o assunto de direitos humanos, em especial, o empoderamento feminino.
  • Reunião de países membros da ASEAN com a pauta da integração econômica dos países do sudeste asiático.

No segundo dia de negociações, foi realizada a última sessão e elaboração de resolução de cada comitê. Com o fim das negociações e com a resolução concluída, o grupo participou de uma confraternização e, logo em seguida, assistiram à cerimônia de encerramento. Os alunos participantes confirmaram o enriquecimento acadêmico que obtiveram por meio da simulação e se sentiram mais motivados a participar das atividades extracurriculares que o curso oferece.

sinei5.jpg  sinei7.jpg

Além de agregar novas experiências práticas aos alunos do curso, o evento pode atuar como um importante instrumento de captação de novos discentes, tendo em vista o seu caráter social e educativo. Na edição atual, o evento foi limitado aos alunos do IESB. No entanto, em sua formulação original, essa atividade é destinada, sobretudo, aos alunos secundaristas do Distrito Federal.

sinei8.jpg

Mais de 70 pessoas participaram do evento, entre alunos, professores e público externo. “A metodologia utilizada tira o aluno da condição de ouvinte e o coloca no centro da produção do conhecimento. Além de estimular o interesse pelos assuntos de relevância internacional, esta atividade desenvolve uma série de habilidades interpessoais como o exercício da oratória, o poder de persuasão e a capacidade de debate”, destaca a aluna e também Diretora de Comunicação Sinei, Estefany Ferreira. O evento surgiu em 2006 e está em sua 4a edição.

Por Laura Maria

Mais notícias