Publicado em 17 de dezembro de 2021
A profissão de social media apresentou um aumento de 74% nas contratações apenas em 2020, de acordo com pesquisa feita pela plataforma LinkedIn. O dado representa o atual cenário de ascensão dessa nova carreira. A fim de entender melhor como trabalha este profissional e desmistificar alguns conceitos, conversamos com o professor Renan Sousa, do curso de Gestão de Redes Sociais do IESB. Ele traz informações valiosas sobre como aproveitar o mercado.
“O Social Media é o profissional específico para lidar com redes sociais, normalmente de uma marca. Ele lida com o perfil, primeiro ponto de contato da empresa nas redes sociais, o que torna a área de atuação bastante ampla, incluindo a produção de conteúdo, atendimento e design”, diz o professor Renan.
Sobre a importância de ter alguém nessa função nas empresas atualmente, o professor explica que, se antes as pessoas preocupavam-se apenas em investir em uma loja bonita ou uma experiência impactante no ponto físico, agora, essas ações e estratégias também estão sendo pensadas para a internet. “Hoje em dia, a rede social da marca é muito importante, pois talvez seja um dos primeiros lugares que a pessoa terá o contato com aquela empresa. Por isso, se tornou um ponto importante para o consumidor”, afirma.
Renan explica ainda que uma falha comum cometida por pequenas marcas é achar que não vale a pena investir em alguém para cuidar das redes sociais. “A página social é um dos lugares mais importantes onde a marca aparece. Então, é fundamental que ela tenha a identidade visual e o mesmo tom de voz em outros ambientes digitais”, esclarece.
Além disso, ele destaca a importância do social media ser um profissional especializado na área e ter compreensão de marketing, publicidade ou design. “Ele não precisa ser especialista em tudo, mas que ele entenda e saiba quem consultar. O bom senso, timing apurado e capacidade de resolver problemas também são características essenciais”, afirma.
Renan acredita que esse crescimento do social media é esperado, já que as mídias sociais estão cada vez mais presentes. As marcas, até mesmo as pequenas, estão entendendo a importância de ter uma página na rede social. “Esse crescimento faz parte da evolução dos smartphones, do mundo digital e da internet chegando para todos”, reforça.
Outro fator relevante para esse crescimento da profissão foi a pandemia. “Ela fez com que as pessoas ficassem em casa. E qual foi o contato delas com as marcas? As redes sociais. Nesse período, talvez alguém que não tivesse ainda uma página no Instagram, por exemplo, correu atrás para criar e melhor atender seus clientes. Foi uma conjunção de fatores, primeiro a evolução natural da sociedade e dos meios digitais e, em segundo, a pandemia, que alavancou essa questão”, completa o professor.
Invista na carreira
O IESB saiu na frente e lançou, em julho de 2021, um novo curso de graduação na área: Gestão de Redes Sociais, inédito no Brasil nesta modalidade. Afinal, o gerenciamento dessas plataformas exige um planejamento estratégico para que a comunicação seja mais assertiva, tenha melhor alcance e engajamento.
O curso é ofertado na modalidade EAD, no período de 8 trimestres, ou seja, 2 anos. A graduação trabalha toda a gestão de uma rede social, grande potencial para empresas e influenciadores digitais.
Por Larissa Alves