Publicado em 25 de fevereiro de 2022
Alguns assuntos, principalmente institucionais e burocráticos, podem não ser tão divertidos, mas com certeza são necessários. Por isso, o IESB separou abaixo perguntas e respostas, dicas e instruções de passo a passo sobre ajuste de disciplinas e boletos, para que você tenha um semestre sem complicações.
Ajuste de disciplinas da graduação presencial
O aluno poderá, dentro do prazo:
– Confirmar ou incluir disciplinas diretamente em sua proposta de matrícula (condicionada à existência de vagas disponíveis nas turmas e disciplinas oferecidas);
– Excluir disciplinas diretamente em sua proposta de matrícula;
– Alterar a turma e/ou turno de algumas disciplinas diretamente na proposta de matrícula (até 50% das disciplinas matriculadas).
Observação: para trocar o turno completo de estudos, o aluno deverá formalizar a solicitação por meio de requerimento no aluno on-line > serviços > requerimento de mudança de turno.
Os bolsistas do PROUNI, Quero Bolsa, Educa Mais Brasil e +Bolsa, bem como os alunos vinculados aos financiamentos (FIES, IESB Parcelado e CREDIES), deverão formalizar a solicitação, anexando os devidos comprovantes e estarão sujeitos à análise da Comissão Permanente de Bolsas, Descontos e Parcelamento.
Os alunos financiados pelo NOVO FIES (contratos a partir do 1º semestre de 2018) poderão solicitar a mudança de turno somente até a data do aditamento do semestre. Após esta data não será permitida, considerando que o programa não prevê ajustes.
Inclusão e exclusão de disciplinas
As alterações de disciplinas na matrícula implicam em alterações financeiras, que serão processadas nos boletos de acordo com a data de solicitação do aluno, conforme seguem:
Boletos
Os próximos boletos de mensalidade estarão disponíveis a partir do dia 26/2. Abaixo, listamos algumas dúvidas, e o que o aluno deve fazer em cada situação.
Como os alunos inadimplentes, que não pagaram a mensalidade de fevereiro até o dia do vencimento, dia 7, devem proceder? Como resolver essa situação?
Os alunos conseguem efetuar o pagamento do boleto em até 30 dias após o vencimento do boleto, com os respectivos juros e multa, devido ao vencimento. Após os 30 dias do vencimento, a dívida é encaminhada para a empresa de cobrança, trâmite com duração de 7 a 10 dias.
Alunos podem parcelar boleto? Qual passo a passo ele deve seguir?
Os alunos automaticamente terão o valor total a pagar diluído nas respectivas mensalidades. Caso o aluno queira o boleto acumulado ou parcelar em mais vezes, deve abrir um Canal Direto para setor Financeiro > Proposta de Negociação.
O que é o boleto não registrado? Como os alunos sabem que seu boleto não foi registrado? E como registrá-lo?
O boleto não registrado significa que o aluno não preencheu os dados de endereço corretamente no ato da inscrição (CEP, endereço e município). O financeiro somente consegue gerar o boleto com todos os dados cadastrados corretamente. O aluno identifica o problema no momento da emissão do boleto no Aluno Online.
Para registrá-lo, o aluno deverá solicitar Canal Direto > Boletos: Impressão, Composição e Mensalidades; ou entrar em contato com a área de relacionamento pelos canais de atendimento.
Por Ana Paula Lima e Larissa Alves