Conheça os serviços gratuitos da Clínica de Psicologia

Publicado em 25 de junho de 2026

Por: Larissa Ferraz/Prátika

A Clínica de Psicologia do IESB, presente em ambos os campi, oferta de forma gratuita acompanhamentos supervisionados com futuros psicólogos para os alunos, colaboradores e a comunidade. Atuando como o primeiro laboratório para os estudantes de oitavo, nono e décimo semestres, o espaço os prepara para a prática da profissão e ajuda todos os públicos a lidar com a saúde mental.

Para a comunidade, as inscrições são realizadas por um formulário disponibilizado no site do IESB. Já para alunos da instituição, a solicitação para atendimento também pode ser feita pelo Canal Direto dentro do Aluno Online; basta selecionar “natureza” NAADE e “Subnatureza” ➙ Solicitação de Atendimento Psicopedagógico. Atualmente essa modalidade se encontra em lista de espera, em consequência da alta demanda. Para colaboradores, deve-se comparecer presencialmente no local da clínica.

O atendimento não se limita ao clínico individual, já que a clínica oferece outros projetos como: orientação parental, psiconutrição (em colaboração com o curso de Nutrição), tratamento específico para adolescentes que lidam com a autoflagelação, além de consultas em grupo. “A clínica possui ao menos uma psicóloga que sempre auxilia e supervisiona o tratamento. Estimamos um acompanhamento de três semestres, mas varia de acordo com a necessidade”, pontua Hannya Herrera, docente e responsável pela clínica.

Prioridade
A prioridade de atendimento são os encaminhamentos de órgãos públicos, no entanto, em situações emergenciais, a clínica trabalha com “plantão”, quando, na presença de um profissional na clínica, o atendimento acontece sem agendamento.

A monitoração na clínica é feita semanalmente com especialistas e em grupos de até 5 alunos, otimizando o cuidado e a atenção com cada caso. Tal projeto vai além do estágio supervisionado. Para alunos do quinto semestre, algumas aulas também são realizadas no espaço.

Atualmente, a clínica ajuda cerca de 400 pessoas por semestre e funciona em conjunto com a Secretaria de Educação, de Saúde e empresas privadas, aprimorando os futuros psicólogos do IESB.

Mais notícias